top of page
Buscar

Rock in Rio terá tecnologia inovadora para combater furtos de celulares: polícia usará aplicativo que bloqueia dispositivos roubados

  • Foto do escritor: Yones Segall
    Yones Segall
  • 19 de set. de 2024
  • 2 min de leitura

Durante o Rock in Rio 2024, a polícia vai utilizar o aplicativo "Celular Seguro", que será capaz de bloquear e inutilizar celulares roubados ou furtados. A ferramenta visa garantir a segurança dos frequentadores e reduzir o número de crimes durante o evento, criando um ambiente mais protegido para o público.



O governo do estado está usando tecnologia para coibir o roubo e o furto de celulares durante o Rock in Rio. A força-tarefa de segurança, que tem mais de 8 mil agentes, usa câmeras de reconhecimento facial e drones, que vão auxiliar no uso da plataforma Celular


Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que bloqueia dados e inutiliza aparelhos de celular roubados, furtados ou perdidos. A medida é uma parceria do governo com a organização do Rock in Rio. Técnicos estarão na Cidade do Rock dando informações sobre o aplicativo e distribuindo cartilhas com orientações.


— Trata-se de um evento que nos dá visibilidade mundial e, o mais importante, gera oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento econômico. A forte presença policial, com ajuda de tecnologia avançada, oferece ao público um ambiente seguro — afirma o governador Cláudio Castro.


O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, explica que equipes da Sedcon, distribuídas pelos pontos de atendimento aos clientes dentro do Parque Olímpico, passarão a ter à disposição a ferramenta.


— O celular extraviado não poderá ser usado nem mesmo com outro chip, depois que as vítimas fornecerem o Imei (a "identidade" do celular) aos profissionais na Cidade do Rock. Pelo cadastro, será emitido um alerta para as operadoras de telefonia. Em seguida, as empresas de telefonia farão o corte imediato das linhas. Desta forma, a pessoa que está em posse do celular furtado não vai conseguir usar os aplicativos, acessar bancos nem mesmo vender o aparelho — disse o secretário.


Celular Seguro: como bloquear seu celular roubado rapidamente


O Celular Seguro funciona por meio de um botão de emergência para bloquear o celular.


Disponível tanto no aplicativo quanto no site, ele permite o bloqueio imediato do aparelho.


Como usar o Celular Seguro?


1.     Tenha uma conta no gov.br. Se ainda não tiver, é possível criar uma conta rapidamente.


2.     Acesse o aplicativo ou o site https://celularseguro.mj.gov.br/. Faça login usando sua conta gov.br


3.     Acione o botão de emergência. O pedido de bloqueio pode ser feito pelo dono do celular ou por uma pessoa de confiança.


Como funciona o bloqueio?


É realizado pelas operadoras, utilizando o código Imei do aparelho, impedindo o acesso ao celular e a aplicativos bancários. O Celular Seguro não substitui o registro de boletim de ocorrência, mas ajuda a reduzir rapidamente os prejuízos ao usuário.

 

 

 
 
 

Comments


bottom of page